SANITIZAÇÃO DE AMBIENTES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Você sabia que, mesmo após uma boa faxina, o ambiente ainda pode conter vírus, bactérias, fungos e ácaros?

E que uma sala cheirosa e uma cozinha brilhando não são sinônimo de proteção? Pois, existem ameaças invisíveis que demandam um processo bem mais rigoroso de higienização para serem eliminadas.

O problema se agrava em locais com grande circulação de pessoas. E, com a crise mundial provocada pela COVID-19, fez-se ainda mais necessário tornar os ambientes seguros e livres desses patógenos.

Por isso, é preciso recorrer ao serviço ideal – como a sanitização de ambientes –  que elimina microrganismos nocivos e previne a proliferação de doenças.

Hoje, reunimos as principais informações sobre esse tipo de procedimento para tirar suas dúvidas.

Aqui você vai entender:

  1. O que é sanitização de ambientes?
  2. Para o que serve a sanitização?
  3. Como é feita a sanitização?
  4. Onde a sanitização de ambientes pode ser aplicada?
  5. Durante quanto tempo o sanitizante fica agindo?
  6. Quando reocupar o ambiente após a sanitização?
  7. Rotina de sanitização – qual a frequência ideal para realizar o procedimento?
  8. Sanitização e o coronavírus: qual a relação?
  9. Empresa de sanitização: como contratar?

 

Continue conosco!

“A limpeza dos ambientes deve estar sempre em dia, 

mas para eliminar os agentes causadores de doenças como 

vírus, fungos e bactérias é necessária a realização da 

sanitização e desinfecção.”

 

1- O que é sanitização de ambientes?

A sanitização de ambientes, que também tem sido chamada de desinfecção, se tornou um procedimento mais conhecido em função da pandemia da COVID-19.  E, tem sido amplamente divulgada como forma de desinfecção preventiva contra o novo coronavírus.

A sanitização existe porque artigos de limpeza comuns, como vassouras e detergentes, não eliminam totalmente as ameaças invisíveis. Desse modo, é preciso recorrer a equipamentos especiais e substâncias de uso profissional.

Em resumo: A Sanitização é um processo de higienização responsável pela eliminação e inativação de mais de 98% dos microrganismos causadores de enfermidades (vírus, bactérias, protozoários, ácaros e fungos), existentes no ambiente e que a limpeza realizada com produtos convencionais não consegue eliminar.

2- Para o que serve a Sanitização de Ambientes?

Apesar da ampla divulgação atual, a sanitização já é um procedimento muito comum realizado também como forma de combater ácaros e fungos (como mofo) em qualquer tipo de edificação, residências ou empresas, além de prevenir contaminação por bactérias, principalmente nos segmentos de saúde e alimentação.

E, como já dissemos, visa a eliminação e inativação de microorganismos (vírus, bactérias, fungos, etc) que a limpeza e produtos convencionais não conseguem eliminar. 

O objetivo desse tipo de procedimento é proporcionar saúde e bem estar a todas as pessoas que convivem no ambiente e que, muitas vezes, são comprometidos pela incidência de vírus, bactérias e fungos.

Confira alguns benefícios da sanitização de ambientes:

  • A sanitização combate a disseminação de alergias e doenças respiratórias, como bronquite, asma, rinites e resfriados. Esses e outros desconfortos são provocados, justamente, pelos agentes patógenos microscópicos.
  • Com a chegada do frio, a sanitização também é uma medida importante para prevenção do vírus da gripe e das doenças respiratórias desencadeadas por agentes alérgenos.
  • O procedimento também proporciona uma ótima sensação de leveza e bem-estar. Isso porque o acúmulo de bactérias, vírus e outros microrganismos no ambiente impede uma rotina plenamente saudável.
  • A sanitização contribui também para a conservação de alimentos e objetos. Sem mofo ou bactérias para deteriorar os materiais, mantém-se a vida útil dos produtos por mais tempo.

>> Veja também: Confira os 7 benefícios da limpeza predial para o seu negócio

3- Como é feita a sanitização?

A sanitização é um tipo de serviço técnico minucioso que deve ser realizado somente com produtos sanitizantes registrados no Ministério da Saúde por profissionais capacitados.

É um procedimento feito por uma equipe de especialistas , supervisionados por Biólogos, com aplicação de produto altamente eficiente na eliminação de todos os microorganismos nocivos. Aqui, na Saneservis, o produto utilizado é o quaternário de amônio de quinta geração.

Os profissionais usam aparelhos de alta tecnologia  e equipamentos especializados para essa aplicação (atomizadores, nebulizadores, pulverizadores manuais e outros) e precisam estar devidamente paramentados com todos os equipamentos de proteção individual, como: macacão impermeável, botas impermeáveis; luvas impermeáveis; respirador para vapores e gases orgânicos e óculos de segurança. 

Os equipamentos utilizados são de uso exclusivo a sanitização e são devidamente higienizados antes e após cada aplicação. 

A aplicação é feita em todo o piso e paredes pertencentes ao imóvel, corrimãos, batentes de portas e janelas, maçanetas, interruptores, mobiliários, ferragens, equipamentos eletroeletrônicos e, se necessário, limpeza da área externa dentre outras.

A ação química do produto forma uma película protetora nas paredes do ambiente, que ficam protegidas contra a proliferação de microrganismos. O tempo de aplicação depende diretamente do tamanho do espaço a ser sanitizado.

A única exigência é o isolamento do local pelo período em que durar o serviço. 

Poucas horas após o procedimento, pessoas e animais já podem retornar à área que foi sanitizada. 

4-Onde a sanitização de ambientes pode ser aplicada?

Qualquer residência ou estabelecimento comercial pode recorrer à sanitização de ambientes. Entretanto, recomenda-se esse trabalho, de maneira mais especial, para endereços/ locais onde há circulação maior de pessoas. 

Em geral, vários segmentos e estabelecimentos podem se beneficiar dos efeitos da sanitização, como academias, indústrias, clínicas e hospitais.

Além dos exemplos mencionados acima, ainda podemos citar a necessidade da sanitização em escritórios, lojas, hotéis, pousadas, motéis e até mesmo veículos de passageiros. 

A sanitização também pode ser realizada em ambientes abertos, como ruas, parques, entre outros.

Durante a pandemia do novo Coronavírus, por exemplo, foi possível vermos – com frequência – nos noticiários, a sanitização sendo realizada em portas de hospitais e locais de grande circulação de pessoas, para conter o avanço da doença.

Trouxemos, aqui, uma listagem de ambientes em que a sanitização é fundamental:

  • Estabelecimentos de saúde: hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias;
  • Vias públicas: calçadas, praças, paradas de ônibus, parques, ruas comerciais com grande fluxo de pessoas;
  • Comércio e serviços: lojas, supermercados, bancos, restaurantes, padarias, postos de combustível, cartórios, escritórios, hotéis e pousadas;
  • Indústrias: todas as indústrias, com destaque para o segmento alimentício, que segue rígidas normas sanitárias;
  • Transportes: ônibus, vans, trens e, até mesmo, carros de aplicativo podem tornar seus espaços mais seguros com a sanitização;
  • Residências e condomínios residenciais: para garantir um ambiente saudável e seguro para todos os moradores.

5-Durante quanto tempo o produto sanitizante fica agindo?

O objetivo do sanitizante é controlar os microrganismos que já estão no local, evitando novas contaminações pelo toque. Por isso, dizemos que o produto tem seu efeito principal de ‘choque’ e não ‘residual’.

Entretanto, vale a pena ressaltar que cada produto possui em sua ficha técnica a indicação do tempo de atuação, que geralmente é de algumas horas, dependendo dos fatores climáticos e ambientais aos quais ele estará exposto.

Uma questão essencial para a ação adequada do sanitizante é que a limpeza do ambiente deve ser realizada ANTES da sanitização. Pois, realizar a limpeza após o procedimento resulta na remoção do produto das superfícies, afetando seu tempo de atuação.

6- Quando reocupar o ambiente após a sanitização?

Uma dúvida muito comum que recebemos é a respeito do tempo em que o local sanitizado pode ser reocupado após o procedimento.

 Geralmente, o local pode ser ocupado em até 1 hora após a aplicação, respeitando apenas a secagem do produto. 

A ficha de segurança do produto traz essa informação e deve sempre ser consultada.

7- Rotina de sanitização – qual a frequência ideal para realizar o procedimento?

A sanitização é um procedimento que necessita ser realizado de acordo com a necessidade de cada ambiente e com o volume de circulação de pessoas.

Mas, em geral, pode-se adotar uma rotina padrão para realizar o procedimento.

Trouxemos, aqui, uma sugestão de quanto em quanto tempo pode ser feita a sanitização:

  • Ambientes com alto fluxo de circulação: sanitizar uma vez por semana;
  • Ambientes com médio fluxo de circulação: sanitizar quinzenalmente;
  • Ambientes com baixo fluxo de circulação: sanitizar mensalmente;
  • Residências: sanitizar a cada 3 meses ou em menos tempo, em caso de necessidade.

Aqui, na Saneservis, você conta com nossos especialistas para te ajudar a definir a frequência ideal da sanitização com base nas particularidades do seu ambiente. Fale conosco.

Leia: Como fazer a limpeza de um condomínio? Confira os passos para criar uma rotina eficiente

8- Sanitização e o coronavírus: qual a relação?

E, aí? O produto sanitizante utilizado combate o coronavírus?

Sim, como já dissemos, o produto utilizado pela Saneservis é um sanitizante de quinta geração, que age no controle de bactérias, fungos, ácaros e vírus, desabilitando seu potencial infeccioso.

Ele é indicado pelo Ministério da Saúde para desinfecção de superfícies e é um dos produtos registrados e regulamentados para o combate ao Coronavírus pela ANVISA. 

O produto elimina 100% dos vírus?

A sanitização diminui a carga viral a um nível 

“seguro”, em que não há perigo de infecção. 

Entretanto, infelizmente, não é possível garantir 

a eliminação total dos vírus: o processo que elimina 

100% dos vírus é a esterilização.

9-  Empresa de sanitização: como contratar?

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre quem pode realizar a sanitização de ambientes?

É muito importante estar atento na hora da contratação para sanitizar um ambiente. Afinal, a empresa contratada precisa realizar esse serviço da maneira adequada para que seja realmente eficaz. Caso contrário, você não conseguirá a segurança que tanto deseja e necessita.

Por isso, ao contar com a Saneservis, você tem garantia de um serviço de qualidade, pois contamos com equipes treinadas e capacitadas para realizar o procedimento de sanitização.

Leia também: Como contratar uma empresa terceirizada 

Em parceria com a Insetan, realizamos a sanitização e desinfecção de ambientes com todos os padrões de qualidade e certificação do ISO 9001.

Quando se trata de um serviço complexo,  a melhor forma de ter segurança ao tomar uma decisão, comprar um produto ou contratar um serviço é ter o máximo possível de informações sobre ele é muito importante cercar-se de garantias.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Previna-se !! Conte com a Saneservis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *